A aplicação de adubo repõe os nutrientes retirados do solo pela chuva e pelas plantas para crescimento, floração e multiplicação.
Confira abaixo como adubar suas flores e plantas:
Aguarde a estabilização completa da decomposição da matéria orgânica, denominada de composto, para fazer a utilização em flores e plantas. Isso ocorre entre 30 e 40 dias após o depósito dos resíduos orgânicos, quando os restos desaparecem completamente, adquirindo aspecto de terra. Em seguida, misture bem uma parte do composto para três partes de terra até homogeneizar. Se quiser, utilize uma folha de jornal para forrar o chão.
Se for plantar uma muda ou semente em um vaso ou direto no solo, abra uma pequena cova (equivalente ao dobro do tamanho necessário para a planta escolhida, tanto na altura quanto na largura) para misturar a terra do local ao composto. Adicione um pouco do composto, posicione sua planta ou semente e complete com o composto. Não se esqueça de regar.
Se quiser utilizar o composto para fortalecer uma planta que já esteja estabelecida ao ar livre, cave um círculo ao redor do caule com a mesma distância que a copa faz sombra. Caso seja uma planta estreita, deixe uma distância de 30 ou 40 cm do caule. Se for em vaso e a distância não for suficiente, cave cuidadosamente nas bordas. Faça uma cova de aproximadamente 10cm de profundidade, coloque um pouco do composto e depois cubra com a terra original.
Lembre-se que cada espécie possui uma necessidade diferente, portanto não aplique a mesma quantidade de adubo em todas as plantas. A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.
Fontes: Gauchazh e AdoroPlantas