Diante da grande quantidade de resíduos gerados em nossa sociedade atualmente, a compostagem tem sido considerada uma alternativa apropriada para os resíduos orgânicos domésticos ou urbanos (restos de alimentos e podas), agrícolas ou industriais (resíduos de agroindústria, indústria madeireira e frigoríficos) e até mesmo de saneamento básico (lodos de estações de tratamento de esgoto). Além disso, as empresas também podem se beneficiar com a destinação ambientalmente correta, aumentando os índices de reciclagem de sua companhia e contribuindo para um meio ambiente saudável!
Na compostagem ocorre um processo controlado de decomposição da matéria orgânica envolvendo transformações complexas de natureza bioquímica até atingir a humificação e mineralização dos componentes da matéria orgânica originando um fertilizante orgânico de grande importância para a vida vegetal. Veja os benefícios:
Além destes benefícios citados acima, consideramos importante também dois itens que fazem a diferença para a sua empresa e para o planeta, são eles:
A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida é atribuída a todos envolvidos no ciclo de vida de um produto até o momento de sua destinação final. Caso o resíduo seja destinado para o local adequado, a responsabilidade compartilhada destas empresas é revogada e passa a ser do novo gerador do novo produto (material reciclado ou fertilizante), no caso a Agro DKV. Porém, se o resíduo é destinado para aterro sanitário, a responsabilidade por qualquer acidente que acarrete dano ambiental permanece conjuntamente com o gerador.
Considerada uma alternativa ambientalmente correta, a compostagem contribui diretamente para a redução da quantidade de resíduos que são destinados para aterros sanitários e, consequentemente, com o aumento de sua vida útil e com a diminuição da emissão de gás metano, além de uma economia com os custos de transporte e de uso do próprio aterro.
Além do mais, no processo de decomposição da matéria orgânica e de materiais de origem vegetal na compostagem, ocorre a formação de água, biomassa (húmus) e dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico. Como esse processo ocorre na presença de oxigênio (processo aeróbico), não há a formação de gás metano (muito mais nocivo ao meio ambiente do que o gás carbônico), como ocorre nos aterros.
A compostagem também proporciona a formação de um composto orgânico rico em nutrientes e úteis em diversas aplicações como jardins, hortas e adubação do solo, servindo como alternativa para os agrotóxicos artificiais que contribuem para a poluição do solo e corpos hídricos, além de serem potencialmente cancerígenos.